A demanda por exames de mamografia aumentou em cerca de 50% neste mês em comparação com outubro de 2014, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Com relação aos outros meses deste ano, a demanda ultrapassa 100%. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
Com o exame, é possível diagnosticar de forma precoce o câncer de mama e encaminhar a paciente para tratamento, como conta a médica mamografista, Elen Nakano:
A mamografia é um exame utilizado para o rastreamento do câncer de mama em pacientes assintomáticos. Ela reduz, e isso já está comprovado, em 30% o risco de morte por câncer de mama quando há o diagnóstico precoce explica a médica.
Ações de prevenção ao câncer de mama marcam o Outubro Rosa em Santa Maria
Em alusão ao Outubro Rosa, o Husm aumentou de 80 para 150 o número de exames de mamografia entre os dias 13 e 27 deste mês. Somando os agendamentos previstos para esta terça, o número de exames prestados sobe para 180. Há realmente um aumento no mês em função de campanhas. É bastante divulgada a prevenção e riscos. Neste mês, o aumento foi em torno de 50%.
A comparação é feita com o outubro de 2014, quando foram feitos 120 exames. A oferta foi válida para pacientes de 32 municípios da área de atuação da 4ª Coordenadora Regional de Saúde (4ªCRS).
Como consultar
Conforme o Ministério da Saúde, pacientes acima de 40 anos ou seja, dentro da faixa etária indicada ou com sintomas de câncer de mama devem consultar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município onde residem. Depois, o médico que a atendeu solicitará o exame junto à 4ª CRS, que então fará o agendamento no Husm. É tudo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Guilherme Weis, após o exame de mamografia, uma equipe médica avalia se existe a necessidade de exame ou procedimentos complementares para finalizar o diagnóstico. Se for preciso, a paciente fará todos os exames no hospital sem a necessidade de retornar para o posto de saúde para marcar novos procedimentos, explica.
O exame
Conforme a médica Elen, o exame causa um pouco de desconforto por causa da pressão. Placas comprimem a mama com pressão que vai de 11 até 12 quilos.
Mas ele é rápido e é um desconforto que é suportável. O benefício supera esse desconforto do exame diz a médica.
"